![]() |
![]() |
|
Dormitório cabine-dupla fotografado em São Diogo, Rio de Janeiro,
RJ, em 25-nov-1992, por Luiz Sérgio de Souza
Após uma década do lançamento dos primeiros carros de passageiros Frateschi, inspirados no clássico projeto Budd que deu origem aos nossos trens Vera Cruz e Santa Cruz, finalmente chegam ao mercado os carros complementares — dormitório-cabine e poltrona-salão (carro-cauda) —, indispensáveis à formação destas composições. Pela Strambi & Frenhi — da qual havia encomendado e pago adiantadamente os novos lançamentos, tão logo foram incluídos na lista de preços —, recebi algumas das primeiras unidades que chegaram ao mercado nacional. O carro-salão (observation single deck) é um carro típico do estilo Budd para compor os trens completos. Caracteriza-se por seu acabamento arredondado em uma das extremidades (end-side frame), que o tornou conhecido como carro-cauda. O modelo Frateschi atende às especificações básicas do projeto (protótipo), em suas características. Com excelente nível de acabamento, é um carro indispensável na coleção de qualquer ferreomodelista. O interior é ricamente detalhado, com as poltronas intercaladas às mesinhas de jogos etc., tudo injetado em plástico bege escuro. É curioso que a Frateschi tenha optado por uma distribuição rígida das poltronas, enfileiradas a 90<198> com a lateral. Não é, de fato, a posição mais confortável para o passageiro, mesmo porque no protótipo ele tem liberdade para acomodar a poltrona como preferir. Todavia, é a posição original de apresentação do interior do carro, nas fotos de 1950. |
Formação dos trensSanta Cruz: Rio - SP - Rio
Vera Cruz: Rio - BH - Rio
|
No caso do dormitório-cabine, a Frateschi optou pelo carro de cabine-dupla, da série original DM-301 a 319 — mais tarde, DC-511 a 529 —, no total de 19 unidades adquiridas pela Central do Brasil (ver As inscrições dos carros de aço Budd, CO-64).
Finamente acabado, conta também com detalhamento interno (cabines) estilizado, injetado em plástico branco ou creme.
Os vidros (janelas), o interior, o chassi e os truques são fixados por encaixes sucessivos. Não existe berço para o sistema de iluminação interna, cabendo ao modelista fazer o dever de casa, caso deseje instalá-lo.
Ainda não me lancei a este detalhe. Na ausência do berço, é preciso estudar e projetar uma solução adequada.
O kit de iluminação interna para os carros Budd continua em linha, sob a ref. 25010, conforme se pode constatar pela lista de preços da Strambi & Frenhi. Será necessário fixá-lo ao teto, por dentro do corpo; e instalar a tomada de energia nas rodas, possivelmente usando o contato de iluminação ref. 25070.
Para um efeito de maior realismo, feche por cima algumas das cabines, para que fiquem escuras, sugerindo que alguns passageiros já estão dormindo.
Carro dormitório cabine-dupla em manobra no pátio do Horto Florestal,
Belo Horizonte, MG, em jan-1990. Foto: José Emílio Buzelin
|
|